segunda-feira, 15 de junho de 2009

Como sobreviver no mundo globalizado

Uma questão de adaptação

A globalização está em todo lugar, então temos de nos adaptar a ela. Estar sintonizado com as pessoas de outros países é fundamental para aprender novos assuntos alem de se manter informado sobres os acontecimentos.
Alguns dias: aprender novas línguas principalmente o inglês que é uma língua universal, e depois outras como o espanhol, alemão e etc. Isso ajudara você a se comunicar e mais chances de ser aceito no mercado de trabalho.
O computador também é essencial, porque ele é o principal veiculo de acesso a internet.

Globalização cultural


Música, esportes, arte são instrumentos que aproxima as pessoas. Por exemplo, os Beatles que ‘foram os maiores expoentes da musica popular do século XX’, eles são conhecidos pelo mundo todo e influenciaram várias pessoas de diversos países e também levando a língua inglesa para vários povos.


Jogos Olímpicos e a copa mundial de futebol unificam as pessoas. Pelos jogos sendo em países diferentes levando grandes massas de pessoas se unificaram assim tendo uma globalização nos esportes.
Alem das musicas e dos jogos os meios há vários meios de unir as pessoas.

Teorias

Teorias da Globalização

Blocos Econômicos

Com o desenvolvimento dos transportes e meios de comunicação, o comercio de mercadorias entre os países teve de se modernizar. Então países amigos, vizinhos viram que era necessário agilizar a entrada e saída de produtos, e foi com isso que surgiu o primeiro Bloco Econômico do mundo. O Mercado Comum Europeu, que assim os produtos circulariam livremente entre os países membros melhorando o faturamento, com base em produtos específicos, e as relações comerciais.
Mas não só ficou no comercio de produtos, expandiu-se para área de turismo, bancário, arquitetônico entre outros.
A partir disso outros países se uniram e formaram outros Blocos Econômicos, como o MERCOSUL formado por alguns países da America do sul e o Nafta formado pelo Canadá, Estados Unidos e México.

Interação entre Mercados


A duas correntes que defendem, “que os mercados comuns” são etapas importantes da globalização da economia.
A primeira que é “Blocos Regionais” admitem que os países de cada bloco econômico se unifiquem, formando Blocos Regionais fechados e impede o comercio com outros blocos. E a segunda que é a “GLOBALIZAÇÃO VIA MERCADOS SUPRACIONAIS” que afirma que os blocos tende se unir e formar um único grande Bloco Econômico Globalizado e assim formaria a interdependência entre eles.

Mundo científico





Globalizações no mundo científico

Os pesquisadores são pessoas que , por causa , da globalização elas podem se interagir com outros pesquisadores do mundo todo. Então assim falam que conhecimento cientifica não tem dono, por exemplo, Isaac Newton, matemático e físico inglês, adquiriu informações sobre as teorias que de Galileu Galilei, físico italiano. Então a partir do momento que um assunto é apresentado á comunidade científica automaticamente o mundo inteiro fica sabendo. A partir disso qualquer cientista pode fazer sua própria teoria essa ligação entre os cientistas é a globalização científica.

Luta pela saúde

As pesquisas no campo da medicina por causa da interação dos pesquisadores, atinge de forma positiva, a população, por causa dessa integração, são obtidas soluções para doenças, que o caso mais notável é a luta contra o câncer.
Mas nessa área outros profissionais além dos médicos são muito importantes.

O lado indesejado da globalização científica


Há coisas que se faz no laboratório que não está direcionada ao bem estar das pessoas. São pesquisas em equipamentos bélicos, então novos foguetes, armas, bombas e etc, são produzidos.
'Quando não há acordos de pesquisa, alguns países costumam exportar material de guerra para outros com quem mantêm relações de amizade. '







Outro problema é que há disputa para ver com quem fica com a paternidade das descobertas científicas, porque mesmo que haja uma interação entre os cientistas, todos eles são humanos dotados a vaidades e conflitos, mas quem ganha com as descobertas são todos nós.



terça-feira, 9 de junho de 2009

Aspectos positivos



Aspectos positivos da globalização


Mudanças e mais mudanças


Para muitos o inicio da globalização está sendo difícil.Mas ela também tem pontos positivos, como os empresários, para conviver com a concorrência, eles trem que abaixar os preços dos produtos, assim além do consumidor ter varias opções na sua compra ele tem preços variados. Empresários concede vários benefícios para alguns funcionários.
Outro ponto positivo é que, por causa da globalização os governantes não terão mais a mordomia de que colocar impostos altíssimos para pagar os seus desfalques, porque muitos não terão condições financeiras para pagar.

Globalização Sindical


* " Sindicato é uma associação de trabalhadores que tem a função basica de lutar pelas garantias dos direitos de seus associados e também pelo progresso profissional deles." *

Com a globalização dos meios de comunicação ficou bem mais fácil de comunicar-se. E assim está ocorrendo um entendimento entre os sindicatos do mundo.
Então quando um problema acontece com uma classe de trabalhadores o mundo inteiro é alertado, isso acontece mais quando há muitas demissões de um setor. Os sindicatos se ajuntam e se apóiam normalmente, muitos países mandam seus representantes.