segunda-feira, 15 de junho de 2009

Teorias

Teorias da Globalização

Blocos Econômicos

Com o desenvolvimento dos transportes e meios de comunicação, o comercio de mercadorias entre os países teve de se modernizar. Então países amigos, vizinhos viram que era necessário agilizar a entrada e saída de produtos, e foi com isso que surgiu o primeiro Bloco Econômico do mundo. O Mercado Comum Europeu, que assim os produtos circulariam livremente entre os países membros melhorando o faturamento, com base em produtos específicos, e as relações comerciais.
Mas não só ficou no comercio de produtos, expandiu-se para área de turismo, bancário, arquitetônico entre outros.
A partir disso outros países se uniram e formaram outros Blocos Econômicos, como o MERCOSUL formado por alguns países da America do sul e o Nafta formado pelo Canadá, Estados Unidos e México.

Interação entre Mercados


A duas correntes que defendem, “que os mercados comuns” são etapas importantes da globalização da economia.
A primeira que é “Blocos Regionais” admitem que os países de cada bloco econômico se unifiquem, formando Blocos Regionais fechados e impede o comercio com outros blocos. E a segunda que é a “GLOBALIZAÇÃO VIA MERCADOS SUPRACIONAIS” que afirma que os blocos tende se unir e formar um único grande Bloco Econômico Globalizado e assim formaria a interdependência entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário